O
Projeto de
Extensão “Em Evidências: produção e uso de fontes no ensino de história”
se constituiu, para
mim, como um espaço riquíssimo de aprendizagem e reflexão sobre a
construção do procedimento investigativo no campo da análise
histórica. Nas edições anuais, orientadas por diferentes eixos
temáticos,
tive
a oportunidade de enfrentar o desafio de problematizar diversos tipos
de fontes
(entrevistas, documentários, filmes, entre
outros),
discutindo
as
perspectivas
presentes
na produção das fontes e
as
imagens produzidas sobre os sujeitos e as relações de poder
analisadas. As
relações entre as discussões produzidas no Projeto e as pesquisas
individuais dos participantes foram sempre estimuladas pelos
coordenadores, permitindo que avaliássemos de que formas tais
perspectivas e procedimentos de
pesquisa
se
aproximavam ou se distanciavam do modo como interpretávamos e
buscávamos tratar as evidências em nossas próprias
investigações.
Para
além das benesses já indicadas, pude ponderar também, a partir das
discussões propostas, sobre minha prática docente em uma escola
pública estadual, delineando possibilidades de uso de fontes
históricas na sala de aula. Em
suma, a oportunidade de participar de todas as edições do Projeto
se apresentou para mim como um presente, que me permitiu refletir e
discutir com os colegas sobre
temáticas extremamente pertinentes ao historiador e ao professor(a)
de História.
Profª. Ms. Maria Cristina de Castro Pereira (IFPR)
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