Sabemos
que a atuação docente resguarda compromissos e complexidades que ultrapassam a
vida escolar e os muros de escolas e universidades. A falta de profissionais efetivos
e de melhores condições de trabalho são, muitas vezes, abafadas ao polemizarem, por exemplo,
discussões "inovadoras" de currículo enquanto políticas educacionais ou mesmo a sobrecarga de aulas e quem deve ser o "professor".
O
filme O substituto permite que discutamos alguns meandros de nossa
profissão, certas controvérsias que materializam quem somos e quem são nossos
alunos. Tudo isso, marcando relações de poder expressivas da sociedade contemporânea,
trazendo, ao mesmo tempo, um conjunto de questões para ponderarmos: é possível alterar o cenário escolar sem levar em conta o universo de
desigualdades sociais, injustiças e desvalorização do processo educacional no
tempo presente?
Como
veem esse processo vivenciado na prática docente e na decisão por essa
profissão?
Como
intervir nessa realidade de modo a favorecer a qualidade na produção do conhecimento
e no uso de documentações e da pesquisa no ensino de história?
No link abaixo trazemos a ficha
técnica e o trailer do filme "O Substituto" como indicação importante
para pensarmos a realidade docente que se faz na parceria e comprometimento de
muitos substitutos nas escolas e universidades públicas desse país.
Vejam o filme, avaliem nossa
realidade de prática docente e comente!!!
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