Nessa nova etapa,
o projeto já contava com uma primeira noção de quem seria seu público e por
onde deveria caminhar com as discussões e proposição de usos de fontes na
prática do historiador. Durante o segundo semestre de 2014, realizamos
oficinas com estudantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, vinculados
à Graduação e Pós-Graduação em História.
Esse momento conciliou discussões sobre
suposto teórico e metodológico referente à historiografia que se dedica a
estudos envolvendo trabalhadores. A tentativa foi destacar os debates sobre
noções e procedimentos bem como esmiuçar tais análises por meio da sua presença nas
investigações sobre o Oeste do Paraná. Para tal, ressaltamos relações de poder marcadas
por práticas violentas, que ora dividiam interesses e valores de trabalhadores
ora se apresentavam, mesmo fora do universo do trabalho, marcadas por convívio/confrontos de classes.
Em virtude das greves na Educação
Básica e no Ensino Superior do Estado do Paraná no primeiro semestre de 2015 as
discussões com os professores foram concentradas em uma ação na primeira semana
de agosto, uma vez que anterior a isso estávamos envolvidos em enfrentamentos
com o governo estadual frente às políticas voltadas para a educação e direitos
dos servidores públicos.
Deste modo, a atividade com os
professores da rede pública de ensino foi promovido discutindo não só questões
da temática proposta, mas valorizando a própria demanda dos profissionais (de várias áreas) vinculados aos Núcleos Regionais de Educação de Toledo e Assis
Chateaubriand e a condição com a qual nos encontrávamos naquele momento.
Portanto, associada a essa historicidade, destacamos nessa oficina a discussão
de um texto que produzimos que versava sobre o uso de agrotóxico na
constituição da ocupação do Oeste do Paraná e como essa prática se associava à
expansão do agronegócio no país. Para tal, valorizávamos como documentação
possível para ser trabalhada em sala de aula, a imprensa (radiofônica e
impressa), entrevistas, índices estatísticos e legislação.
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