08/04/19

Edição 2016-2018

     A edição do biênio 2016-2018, "Memórias e Linguagens: o historiador e a escrita da história"  contou com a tentativa de discutir o papel das linguagens e das memórias na prática historiográfica. Nesse intuito, o trabalho com diferentes fontes (o que trouxe, também, a preocupação com a natureza distinta que possuem) contribuiu para tratar algumas investidas de análise e desafios na prática de investigação da história, não só teóricos e metodológicos, mas como as memórias e linguagens estão presentes (e são necessários) no ensino de história.

    Além disso, ressaltamos procedimentos investigativos que ganharam relevância nos últimos anos nessa direção. Esse debate foi sistematizado por meio de oficinas, colóquio e discussões via blog ao longo do projeto. Particularmente, em função da necessidade de visualizar essa integração entre novas linguagens no ensino de história e o debate sobre certos registros do passado, avaliamos nesse percurso como o uso de memórias e linguagens podem contribuir para dinamizar nosso trato da realidade histórica, partindo da materialidade das relações para então analisar a complexidade de sentidos e conceituações atinentes à historicidades e campos de investigação.



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