10 de mar de 2016

Histórias que permitem discutirmos histórias


No link abaixo trazemos a ficha técnica e o trailer do filme "Histórias Cruzadas" como sugestão de uso como linguagem pertinente à nossa prática docente e, fundamentalmente, por permitir debatermos o uso da oralidade como fonte histórica.
Esse debate contribui para discutirmos mais detidamente o trabalho com fontes no ensino de história e a prática da pesquisa indissociável de nossa atuação (pensando limites, contribuições e enredos históricos atinentes a essa prática e seu entrecruzamento com outras fontes).

Vejam o filme, avaliem as possibilidades do trabalho com ele em sala de aula (uma vez que censura é 12 anos), analisem seu potencial como apoio no debate sobre os direitos civis nos EUA e, principalmente, no trabalho com entrevistas na produção de memórias sobre determinados sujeitos e historicidades... e o porquê e como falarmos dessas questões hoje.

Participem e comentem!!!


O que pensa sobre a utilização de fontes no ensino de história?

Como veem a relação ensino e pesquisa na formação do historiador?

Top Evidências